serviços:

O ADVOGADO EM LITÍGIOS TÉCNICOS

 

O CONCEITO

O bom Advogado é um expert em ciências humanas

O bom técnico é um expert em ciências exatas

O Código de Ética e disciplina da OAB define a ética do advogado como valor profissional na defesa da sociedade brasileira apresentando-a como um recurso a mais na defesa da dignidade da pessoa humana frente às transformações por que passa a sociedade.

Já para o técnico (Contador, Engenheiro, Médico, entre outros) a Responsabilidade Técnica de suas conclusões deve ser a preocupação maior a ser inserida em seus pareceres.

Esta diferença é fundamental para bem conhecermos as necessidades, atribuições e limitações de cada profissional.

Assim, enquanto que, na área técnica, os eventos devem ser analisados por sua ocorrência (existem ou não, estão dentro dos limites toleráveis ou não), para o advogado, que opera em zona cinzenta do saber – onde podem, para um mesmo evento, existir interpretações diferentes – tal não ocorre (um exemplo deste fato são as constantes mudanças da legislação alterando a noção do certo e do errado).

Em assuntos técnicos, ético seria o profissional cujos pareceres correspondem a verdades indubitáveis (o prédio caiu, o serviço funciona dentro dos limites da legislação etc.) ficando para segundo plano o aspecto das relações humanas – como vimos, fundamental para o advogado. Aliás, este último aspecto é de difícil entendimento para o técnico, sempre interessado nas verificações físicas dos eventos.

Entendemos, outrossim, que esta é a necessidade básica que norteia os juízes ao determinar a execução de uma perícia técnica para elucidação de um litígio – em vista de sua formação e lidando constantemente com a área de ciências humanas, vezes há em que, necessita do concurso de um profissional da área de ciências exatas que lhe indique o caminho da correta instrução da matéria técnica da lide.

Conclusão

Da análise realizada infere-se que advogados e técnicos, tem por formação, grande dificuldade em conhecer da área em que, uns ou outros, tem competência.

Este fato nos leva a concluir que ao propor uma ação de conteúdo técnico, para se precaver, deverá o autor, antecipadamente, além de constituir seu advogado, procurar apoio técnico especializado representado por parecer de perito expert na matéria em pauta.

Este procedimento permitirá ao advogado conhecer das ferramentas técnicas necessárias à correta instrução da inicial.

Nossa proposta

Ressaltamos: Patrocinando seu feito, nossos advogados, experts em temas técnicos, podem adotar com a propriedade que um trabalho em equipe autoriza, soluções jurídicas em consonância com as necessidades técnicas do litígio tais como: alegações respaldadas na legislação aplicável, quesitos pertinentes, pedidos focados na fundamentação técnica da lide. Estas são apenas algumas das muitas vantagens do trabalho desenvolvido por nossos juristas.

    Acerte na escolha e aumente significativamente sua chance de sucesso!
 
plugins premium WordPress